intersetorial macro região noroeste

Histórico:

A Região Noroeste é compreendida pelas regiões administrativas 05 e 13 da divisão regional de Campinas-SP. É formada por diversos bairros situados entre a Rodovia Anhanguera, Rodovia Bandeirante fazendo divisa com os municípios de Hortolândia, Sumaré e Monte Mor. A principal Via de acesso à região é Avenida John Boyd Dunlop.

A região conta com equipamentos sociais públicos, ongs, 01 Universidade - PUC e 01 Faculdade - FAC, além das associações de moradores, movimentos sociais e populares.

A intersetorialidade na região é o eixo central para atuação das políticas públicas e sociais, com o envolvimento e participação da comunidade, possibilitando a articulação de diferentes setores para a garantia de direitos junto às políticas sociais, através de ações conjuntas.

Este processo iniciou-se efetivamente em 2001, com reuniões sistemáticas mensais, em espaços da comunidade alternados entre AR05 e AR13.

  • O objetivo "era pensarmos a região Noroeste , suas demandas e, prioridades , além de ser um espaço de troca de informações, saberes, idéias e emoções."
  • Em 2001 e 2002 a Ação intersetorial foi concentrada em torno da proposta do Pólo de Cidadania do Satélite Íris demandando várias reuniões com técnicos e comunidade para discutirem a proposta das novas centralidades. Nasceu outro projeto para a Terceira Idade - Crê Vida Feliz, envolvendo a comunidade do Parque Itajaí Valença/Floresta e projetos voltados para crianças e adolescentes através da musicalização – Soul Periferia e Sintonia & Art. Na região do Bairro São Luis e Campina Grande também se esboçavam projetos intersetoriais mais amplos, no sentido de se estimular a participação comunitária.

    Nova Metodologia:

    Em 2003 e 2004 embora as reuniões continuassem mensais, o grupo intersetorial foi dividido por eixos:

    Eixo da criança e Adolescente: com objetivo de refletir políticas publicas e garantir os direitos da Criança e do Adolescente, fortalecendo os projetos existentes na região.

    Eixo de Geração de Renda: Fortalecer condições para que a comunidade tivesse acesso a trabalho e fonte de renda a partir dos recursos existentes na região, como grupos associativos, cooperativas.

    Eixo AbalôNorô: Organizar as reuniões intersetoriais, assuntos e temas a serem propostos, divulgar os projetos intersetoriais e organizar o calendário de eventos da região em consonância com o da Cidade e divulgação do Jornal AbalôNorô criado em 2003.

    Eixo Idoso: Propor Ações Voltadas para garantir um processo saudável aos moradores da Região, estabelecendo redes de apoio e troca de experiencias incentivando encontros intergeracionais

    Eixo Mulher: Contribuir na organização e mobilização dos grupos já existentes de mulheres para desenvolvimentos de políticas publica de gênero

    Separação de Micro:

    Micro 1: Jardim Garcia, Castelo Branco, Padre Manoel de Nóbrega, Parque dos Eucaliptos, Parte do Jardim Londres, Jardim Ipaussurama, até ponte da Bandeirante.

    Micro 2: Satélite Íris 1, 2, 3e 4, Jardim Florence1 e 2 , Jardim Rossim, Monte Alto, Princesa Doeste.

    Micro3: Jardim Nova Esperança, Valença1 e 2, Jardim Santa Rosa, Jardim novo Maracanã, Jardim Maracanã, Liliza, Jardim lisa, Floresta 1, 2, 3, 4, Itajaí 1, 2, 3, 4, São Luis e Campina Grande.

    O Eixo AbalôNorô ocupa um papel importantíssimo articulando as Ações entre as três Micros, preparando a Reunião Geral que acontece a cada 02 meses, envolvendo representantes da 03 Micros, objetivando pensar Ações, projetos da região como um todo.